A Hofbrauhaus, para os íntimos a HB, é a mais famosa cervejaria de Munique e se bobear, do mundo! O motivo? Produzir uma das melhores cervejas da Alemanha desde o século XVI. É um clássico tomar pelo menos uma cerveja (diga-se uma caneca de pelo menos 500ml Image may be NSFW.
Clik here to view. ) por lá estando em Munique.
Clik here to view.

Caneca de 1 litro de cerveja, tradicional da Hofbraeuhaus. Foto: @felixtriller, Flickr / Creative Commons http://bit.ly/1HhX7TD
A história da Hofbrauhaus aliás é interessantíssima e conta inclusive com algumas lendas. A origem oficial da cervejaria é do século XVI, mais precisamente 1592, quando o Duque da Bavária, Guilherme V, famoso apreciador da bebida (para não dizer beberão rs), decidiu abrir em Munique uma cervejaria própria para a corte, já que a cerveja produzida até então na cidade não lhe agradava e era preciso importar a bebida de outra região da Alemanha, o que estava causando prejuízos enormes para o cofre do governo. Aliás, Hofbräu, significa literalmente “cerveja da corte” e haus “casa”, ou seja, a Hofbraeuhaus é a casa da cerveja da corte em Munique, o que ao olhar para a marca da cerveja, o HB com a coroa, faz muito sentido. Image may be NSFW.
Clik here to view.
Clik here to view.

Logo Hofbrau com a coroa.
O sucesso foi tão grande que em 1610 a cerveja produzida pela Hofbrauhaus passou a ser consumida também fora da corte e em 1828 a cervejaria foi aberta completamente para o publico em geral. Aqui começam algumas histórias no mínimo curiosas sobre a cervejaria: uma das mais famosas é a de que foi feito um pagamento de mil barris da cerveja da Hofbraeuhaus para o exército sueco para evitar a pilhagem e saqueamento de Munique pelo mesmo, durante a Guerra dos 30 anos. Outra história curiosa é a que conta que foi usada a cerveja da Hofbraeuhaus para apagar um grande incêndio em Munique: como era inverno e a água para extinguir estava congelada acabaram usando a bebida e salvando a cidade…Será?! Além disso, Lênin e Mozart foram alguns dos visitantes ilustres do local ao longo do tempo.
Clik here to view.

Entrada da Hofbraeuhaus em Munique. Foto: GC/Blog Vambora!
Infelizmente durante a 2ª Guerra grande parte da Hofbraeuhaus foi destruída, juntamente com o restante de Munique, mas junto com a reconstrução da cidade esse patrimônio cervejeiro voltou a funcionar praticamente idêntico como era antes da guerra: salões imensos, teto com pinturas coloridas de animais e alimentos, mesas coletivas e óbvio, muita cerveja para, em dias de grande movimento, receber até 30 mil pessoas!! É muita gente e muita cerveja!
Aberta das 9h às 23h30, o horário de pico vai do meio dia, no almoço, e depois a noite onde acontecem mais shows típicos num dos salões da cervejaria. A dica é chegar cedo (seja para o almoço, seja para o jantar) e se estiver muito cheio, entrar e já subir direto para o segundo andar que possui o maior salão do local. Aliás, fica nesse segundo andar uma exposição aberta e gratuita sobre a história incrível da cervejaria.
Clik here to view.

Banda bavária típica tocando na cervejaria. Foto: digital cat_Flickr / Creative Commons http://bit.ly/1HhX7TD
Devidamente sentado numa das mesas coletivas escolha uma das cervejas tradicionais para experimentar: a Hofbräu Dunkel (escura, de 1l), Hofbräu Original (clara, também de 1l) e a Münchner Weisse (de trigo de 0,5l). Curiosidade: pode reparar que em cima de muitas mesas, especialmente no salão do térreo, ficam bandeiras e brasões de famílias que possuem mesas reservadas no local, ou seja, quando quiserem podem avisar da sua visita que suas mesas estarão reservadas para eles aproveitarem quando e a hora que quiserem.
Clik here to view.

Weisswurst com pretzel e mostarda: prato típico de Munique na cervejaria. Foto: kennejima_Flickr / Creative Commons http://bit.ly/1HhX7TD
Já a comida típica para experimentar por lá é a Weisswurst, lingüiça branca cozida em água, típica de Munique (que deve ser consumida sem a pele) com pretzel (ou em alemão brezel), o “pãozinho” local e mostarda mais picante, escura e adocicada do que conhecemos normalmente aqui no Brasil, uma delícia!!
Clik here to view.

Detalhes das mesas coletivas e pinturas tradicionais no teto. Foto: GC/Blog Vambora!
Outros pratos típicos alemães, bem como bebidas não alcoólicas também podem ser encontrados no cardápio (aliás, também com versão também em inglês, é só pedir). Com seu litro de cerveja, no clima único germânico, com garçonetes vestidas com o dirndl (o vestido típico bávaro) levando para lá e para cá litros de cervejas e pretzel gigantes e a bandinha tocando musicas tradicionais, passar algumas horas na Hofbrauhaus é muito divertido, bem turístico, mas uma daquelas instituições que vale ao menos uma visita um dia. Aliás, já disse que a cerveja é mesmo, muito mas muito boa mesmo?!? Image may be NSFW.
Clik here to view. Em Munique, Vambora então para a Hofbrauhaus!
+ informações: http://www.hofbraeuhaus.de/
Endereço: Platzl 9, 80331, localizada bem no centro de Munique, perto da maior parte das atrações da cidade o que acaba facilitando muito uma visita, seja para almoçar, jantar ou tomar uma cerveja e beliscar algo no final da tarde.
*** Veja mais dicas de MUNIQUE e da ALEMANHA no blog:
– Residenz Museum: uma das maiores joias de Munique
– Castelo de Neuschwanstein: Todas as dicas para visitar o castelo dos sonhos na Alemanha
- Todas as dicas de MUNIQUE
– Todas as dicas da ALEMANHA
Este artigo foi publicado originalmente no Blog Vambora